quarta-feira, 1 de junho de 2011

Grande dificuldade no projeto!

   No projeto, o módulo da bateria eletrônica consiste em uma placa de Joystick USB, em que no lugar de cada um dos botões vá um sensor piezoelétrico.
   O funcionamento da manete é simples: Existem na placa, no lugar de cada botão, duas trilhas separadas, que quando se ligam, o botão é acionado. Pronto!. Achamos que seria simples assim, soldamos o positivo do sensor em uma trilha e o neutro na outra, resultado: Batemos pra caramba no sensor e nada.         
   Descobrimos que o piezo gera uma forte TENSÃO quando deformado, mas para a placa "entender" que o botão foi pressionado, é necessário uma forte CORRENTE. Desde que fizemos esta descoberta, fomos à procura de um amplificador de corrente, a princípio não obtivemos resultados, contudo ao conversarmos com um aluno do 6º período de Engenharia Elétrica do CEFET-MG, (Bruno Estanislau) encontramos uma suposta solução: Ligar um transistor antes do sensor nas trilhas. Pesquisamos sobre qual iríamos soldar, e vimos que o melhor seria um transistor BC550. Compramos o suposto solucionador dos nossos problemas,
Resultado: Ele realmente amplifica a corrente, só que não o suficiente, é necessário uma "porrada" no sensor para que ele acione o botão.
    Logo depois que o BC550 não foi mais útil, fomos pesquisar outras formas de amplificar uma corrente elétrica. Pesquisamos, e estamos até agora com um pensamento de que, em cada PAD, fosse soldado um aparelho amplificador de corrente, essa idéia pode funcionar, porém não vamos descobrir, uma vez que o custo é MUITO ALTO. 

3 comentários:

  1. Tentem optoacopladores. Eles são basicamente leds acoplados a sensores de luz.
    Põe o piezoelétrico no lado do led e o sensor de luz entre os contatos e ai, além de eliminar o perigo de queimar algum componente do joystick com a tensão do piezo, vai dar a corrente certinha (eu acho) pra acionar o botão.

    Em um futuro poderiam tentar colocar pads dos pratos no lugar dos analógicos, pra ter alguma sensibilidade, entendem? Mas daí não sei como ficaria a questão de software pra isso...

    To fazendo a minha bateria eletrônica e vou usar o Digital Drums, ele praticamente não tem delay \o/

    ResponderExcluir
  2. Btw, se um transistor não da conta, podem tentar fazer uma ligação darlington com dois transistores.

    Exemplo: http://www.richardbrice.net/darlington.GIF

    Só tem que ver se o outro transistor pode ser BC550 ou um equivalente PNP.

    Alias, vocês sabem se os controlador sente o botão pressionado por GND ou VCC?

    ResponderExcluir